quarta-feira, 13 de agosto de 2008

"História Estranha"

Nossa, quanto tempo eu não escrevo nada aqui.
Na verdade ainda não tenho nada de muito útil pra falar, mas estava na aula de redação e vi um texto do Luis Fernando Veríssimo que, por algum motivo, me deixou pensando um pouco...

Aqui vai:

Históra Estranha

"Um homem vem caminhando por um parque quando de repente se vê com sete anos de idade. Está com quarenta, quarenta e poucos. De repente dá com ele mesmo chutando uma bola perto de um banco onde está a sua babá fazendo tricó. Não tem a menor dúvida que é ele mesmo. Reconhce a sua própria cara, reconhece o banco e a babá. Tem uma vaga lembrança daquela cena. Um dia ele estava jogando bola no parque quando de repente aproximou-se um homem e... O homem aproxima-se dele mesmo. Ajoelha-se, põe as mãos nos seus ombros e olha nos seus olhos. Seus olhos se enchem de lágrimas. Sente uma coisa no peito. Que coisa é a vida. Que coisa pior ainda é o tempo. Como eu era inocente. Como os meus olhos eram limpos. O homem tenta dizer alguma coisa, mas não encontra o que dizer. Apenas abraça a si mesmo, longamente. Depois sai caminhando, chorando, sem olhar para trás. O garoto fica olhando para a sua figura que se afasta. Também se reconheceu. E fica pensando, aborrecido: quando eu tiver quarenta, quarenta e poucos, como eu vou ser sentimental!"

Na verdade, não sei porquê, nessa hora eu lembrei de uma pessoa conhecida(mas não muito), que se suicidou mais ou menos nessa idade. Talvez por mágoas do passado, algo assim.
E comecei a pensar como vai ser quando EU tiver lá meus quarenta anos e me deparar com algum lugar que me marcou na infância, adolescência, ou qualquer coisa do tipo.
Como eu vou lembrar das coisas, se vou ter arrependimentos grandes, se direi que valeu a pena.. Enfim.. as 7:30 da manhã, lendo esse texto numa aula extremamente cansativa, desejei desesperadamente poder, no futuro, dizer que fui e sou feliz, e que a vida vale a pena.

Pronto, acabou o momento reflexivo. =)

Ps: Pior é que eu acho que também vou (continuar a) ser sentimental aos 40. hahaha e agora?

3 comentários:

Fidalgo disse...

muito bom o texto! temos q aproveitar a vida...

eu te imagino com 40 e poucos..
uma escritora famosa...rica e q ajuda em projetos socias...vai ter um marido engraçado e q converse sobre tudo...bem gatão! hehe..
e vai se sentir realizada!!



bjaum giuli!

Fidalgo disse...

esqueci falar...vai ter viajado o mundo inteiro ... !

Fábio Reynol disse...

Giuliana, vim agradecer seu comentário e dizer que é muito importante saber que há um alguém do outro lado que percebe de maneira especial o meu trabalho. Sei que há muitos alguéns, assim, mas não sei quantos, nem conheço seus rostos. Mas quando um se manifesta, percebo que o que fiz realmente ganhou vida. Isso me dá uma alegria danada. É isso que eu desejo pra você. Escreva muito e seja feliz, com 15, 40 e 100 anos (e nos períodos intermediários).
Um abraço,
Fabio Reynol